Pular para o conteúdo principal

Vamos falar de Tecnologia e Inovação

O Documento Nacional de Identificação (DNI) digital, lançado pelo governo federal, dispensa a apresentação de outros papéis como CPF, certidão de nascimento, casamento ou título de eleitor. Tudo junto! Com validade em todo território nacional.
O lançamento do DNI é um grande passo de inovação e Criatividade rumo a era da Tecnologia, que somente possível graças ao trabalho conjunto de órgãos dos três Poderes da União e da integração entre diferentes bases de informações. É a transformação digital em funcionamento!
Numa fase piloto que vai até junho de 2018, o DNI nasce com o CPF e o Título de Eleitor. Mas o projeto prevê que o aplicativo também terá diversos outros documentos, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), as certidões de nascimento e de casamento e o cartão saúde. Já existe também a previsão legal de que o DNI venha a ter a Carteira de Identidade (RG). O projeto piloto está sendo conduzido com os servidores do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Ministério do Planejamento (MP), mas a expectativa é de que o documento esteja disponível para todos os cidadãos a partir de julho deste ano.
Além de facilitar o dia a dia do cidadão, livrando-o da necessidade de ter consigo seus diversos documentos, o DNI simplificará e agilizará a prestação de serviços públicos Em sua primeira versão, o cidadão fará o download do aplicativo móvel e, nele, fará seu pré-cadastro para obter seu DNI; então o cidadão deve comparecer a um ponto de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para concluir o seu cadastro. Isso é necessário para garantir o nível de segurança que o aplicativo proporciona, pois assim, o documento digital tem a confiança de que o cidadão foi reconhecido por um servidor público ao obter seu DNI.
O aplicativo do DNI é gratuito, podendo ser instalado em smartphones, tablets e smartwatches nas plataformas Android e iOS.
Legislação
A iniciativa atende a Lei nº 13.444/2017, que dispõe sobre a Identificação Civil Nacional (ICN) e a sua execução pelo Poder Executivo federal e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no âmbito de suas competências. O DNI também está previsto no Decreto no 9.278/2018, que regulamenta a Lei nº 7.116/1983, a qual assegura validade nacional às Carteiras de Identidade e regula sua expedição.

Interoperabilidade
O DNI é fruto da interoperabilidade entre bases de dados do governo federal e do poder Judiciário.
  • O TSE disponibiliza a base de dados do cadastro eleitoral, que tem a segurança da identificação biométrica do cidadão.
  • O MP provê a plataforma de autenticação digital do cidadão – Brasil Cidadão. A solução vai autenticar o cidadão para uso do aplicativo, e também servirá para o atendente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) validar o cadastro do cidadão.

Segurança:
◦ somente poderá baixar o aplicativo e ter acesso digital ao DNI quem já fez o cadastramento biométrico (coleta de foto e das impressões digitais) na Justiça Eleitoral. Esse procedimento tem como objetivo reforçar a segurança, a confiabilidade e a higidez da identificação;

◦ o aplicativo do DNI nos smartphones exige uma senha de 6 dígitos ou a biometria nos casos de aparelhos que possuem a coleta;

◦ em caso de perda ou roubo do Smartphones o DNI, o cidadão pode solicitar a desvinculação de seu DNI ao referido aparelho.

O ministro do Planejamento, Dyogo de Oliveira, afirmou nesta segunda-feira (5) que o Documento Nacional de Identificação (DNI) será o principal documento de identificação no país e poderá ser usado, inclusive, para fazer check-in nos aeroportos. Já há discussões sobre o uso do documento para check-in em aeroportos, disse o ministro. "O Documento Nacional de Identificação é solução tecnológica que vai englobar outros documentos", disse o ministro, ressaltando que outras formas de identificação não serão eliminadas. Segundo ele, o custo do documento para a sociedade será de 10 centavos por habitante.
A chance de inovar está batendo a porta cada vez mais proxima a nós. Conhecer esta nova ferramenta nos permitirá mergulhar em novos negócios e ideias criativas. Com o DNI a facilidade para o empregado e o empregador se torna evidente. Se intere, conheça, mude!


O Criador de Ideias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Criatividade e Inovação nas Vendas Você já ouviu falar do Computer Vision – Compra automática por computação visual?  A Amazon Go em Seattle aderiu um sistema que rastreia o cliente e seu produto dentro da loja. Assim que você entra, basta escanear o código usando seu celular e automaticamente eles se conectam com você, podendo então rastrear e anotar sua compra. O que você colocar na sacola vai somando para o calculo final, se o produto é devolvido para a prateleira o mesmo  é retirado da lista. Não é como o self checkout (o modelo de caixa onde o próprio consumidor registra e paga os produtos comprados) você não registra a compra, o rastreamento é feito através de câmeras de reconhecimento facial e câmeras nas prateleiras para reconhecer o produto, não é preciso dinheiro e nem cartão de credito e seu único trabalho é pegar o produto e colocar na sacola. Basta estar vinculado com uma conta da Amazon e assim que você passa pelos sensores do balcão de saída, a fatura é gera

O Impacto da Copa do Mundo

Nos últimos 12 meses foram 9 meses de alta e três de queda. No resultado de fevereiro chama atenção o bom desempenho dos bens duráveis, com destaque para o aumento de 49,2% na venda de televisores e computadores. É o efeito da Copa do Mundo alavancando as vendas. A Copa do Mundo começa no próximo dia 14 de junho, e com a aproximação da data, a expectativa dos aficionados por futebol fica cada vez maior. Tanto é que, de acordo com os números da produção industrial do mês de fevereiro no Brasil, a diferença foi sentida até na economia do país. A avaliação, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que a produção dos Bens de Consumo Duráveis teve um aumento de 1,7% em relação ao mês de janeiro. A linha chamada “marrom”, que inclui televisores, aparelhos de som e similares, teve um aumento de 41,1% em relação ao mês de janeiro de 2017. Tudo indica continuidade do crescimento industrial em 2018. Mesmo assim, o setor está longe de recuperar o que perdeu

Como Inovar seu E-commerce e sair na Frente

Você tem seguido as informações sobre o E-commerce? O E-commerce no Brasil nos últimos anos teve um crescimento significativo, com isso a evolução nos alcançou em todos os sentidos.  Desde o comportamento de seus  consumidores até suas exigências de mercado. Seus clientes se tornaram mais exigentes, e se voce não se intera para fazer melhor, eles encontram outro fornecedor que se interou. Com base nisso tornou-se necessário aplicar uma série de boas práticas para que o negocio possa se engajar nas novas métricas de mercado e inovação. O Primeiro passo para criar um e-commerce de sucesso é entender que os clientes estão se afastando do "comprar por comprar" cada vez mais. Procurando pelas melhores ofertas. Quando pensamos nesse cenário devemos parar para pensar sobre a necessidade de proporcionar boas experiencias e  propostas. Para ter um e-commerce de sucesso deve-se prezar por um atendimento excelente. O Segundo passo envolve a experiencia do usuário, é preciso focar