Segundo números divulgados pela E-Consulting, o e-commerce brasileiro deverá faturar R$ 77,5 bilhões em 2018, um aumento de 20,9% em relação ao ano passado, que fechou arrecadando R$ 64,1 bilhões. As cifras superam as expectativas da consultoria, que há 14 anos elabora a apuração dos dados. Afinal, desde 2015 o levantamento apontava registros estáveis ou em queda no comércio eletrônico nacional, que chegaram a ultrapassar a casa dos 2% na época. A expectativa é que, em 2018, 84% dos brasileiros realizem pagamentos por meios online. Dentre as principais razões do consumidor usar as plataformas eletrônicas estão comodidade (55%), confiança (46%), segurança (44%) e agilidade (26%) na hora do pagamento.
Quanto às categorias mais vendidas, a previsão da pesquisa é que os itens de saúde e beleza sejam os mais comprados do período, tendo chances de alcançar um volume de pedidos que representa, aproximadamente, 22% do montante previsto de transações no e-commerce. Moda e acessórios vem em segundo lugar com um volume de 18%. Já os eletrodomésticos e os produtos de informática terão um número de pedidos em torno de 17%, enquanto os eletrônicos representarão um volume de 14%. O índice do varejo online (VOL) é calculado pela E-Consulting a partir da soma trimestral das vendas online ocorridas nas lojas virtuais de automóveis, bens de consumo e turismo.
Já segundo o E-bit, no 37º Webshoppers, apresentado em março, a projeção de vendas para 2018 no mercado eletrônico é de R$ 53,5 bilhões. De acordo com a empresa, a consolidação das vendas pelos marketplaces aqueceu o mercado eletrônico em 2017, tendência que deve continuar neste ano. Impulsionado pela expansão do Mercado Livre, o faturamento das vendas via marletplace, incluindo produtos novos e usados, atingiu R$ 73,4 bilhões, com alta de 21,9%.
Em meio a todas essas estatísticas e com o objetivo de promover a aceleração de negócios e ampliação da rede de networking do ecossistema de e-commerce, a VTEX, especializada em cloud commerce, e a Copa Network, rede de coworkings, se uniram para lançar em São Paulo o primeiro coworking do Brasil direcionado ao segmento de e-commerce, o Copa by VTEX. Em um ambiente digital e conectado, os membros encontram o espaço ideal para trabalhar e trocar experiências.
Para viabilizar a disseminação de conteúdo sólido referente ao segmento, o time responsável pelo novo coworking de e-commerce desenvolveu uma programação completa para seus membros, que contempla programas de mentoria, eventos, workshops, fóruns, debates e rodada de negócios. Localizado na Faria Lima, um dos mais importantes centros comerciais de São Paulo, o coworking Copa by VTEX tem uma arquitetura moderna, inspirada em Burle Marx, que estimula a integração. Em seus 1000 m2 estão distribuídos móveis de alta qualidade, escolhidos para proporcionar total conforto aos seus frequentadores. O coworking ainda oferece internet de alta velocidade, Wi-Fi, manutenção, zeladoria, copeira, água, café, snacks, secretária e café da manhã diário servido na copa.
O coworking Copa by VTEX será inaugurado amanhã dia 12, quinta-feira. Durante o evento, os convidados, além de conhecer o espaço, terão a oportunidade de estreitar o relacionamento com renomados executivos do mercado, ao som da banda Groove Camaleão e experimentar as delícias preparadas em uma saborosa competição, que será realizada entre as ex-masterchefs Deborah Werneck e Izabela Dolabela.
Para não perder essa explosão de conhecimento e inovação, vale se inteirar e ficar colado nas noticias. Seu Negócio precisa estar lado a lado com a Inovação assim seus resultados de crescimento serão inexplicáveis e inovadores.
Joaquim Oliveira -O Criador de Ideias
Comentários
Postar um comentário