Pular para o conteúdo principal

Tecnologias Disruptivas, Você está Pronto?

O termo “tecnologias disruptivas”, que vem de ruptura, caracteriza produtos e serviços que transformam o mercado e, de certa maneira, desestabilizam os concorrentes que antes o dominavam. Alguns eemplos conhecidos são os serviços oferecidos pelas marcas Uber, Apple, Netflix, Spotofy, 99,Google, entre outras, que reinventaram a forma de se locomover, de se ouvir música, de se assistir a um filme e se “buscar” informações na internet. Essas tecnologias são mais simples, baratas e acessíveis do que as opções disponíveis no mercado, e também são capazes de estabelecer uma nova forma de relacionamento entre o produto ou serviço inovador e o público consumidor. Existem dois tipos de tecnologias disruptivas: A evolucionária e a Revolucionária.
As tec­no­lo­gias evolucionárias provocam me­lho­rias in­cre­men­tais nos produtos/serviços; as re­vo­lu­cio­ná­rias provocam grandes alterações; e as tec­no­lo­gias disruptivas des­troem o que existe, atendendo às mesmas exi­gên­cias dos clien­tes com diferenças bastante significativas, utilizando algo completamente diferente e novo. Even­tual­men­te, uma tecnologia disruptiva domina um mercado, seja preen­chen­do um espaço não atendido pela tecnologia antiga ou ocupando lentamente um lugar no mercado, começando com um produto mais barato com desempenho in­fe­rior e, através de aper­fei­çoa­men­tos, finalmente se apossando do espaço dos líderes de mercado. Um bom exemplo de tecnologia disruptiva são os E-books, estes são a virada que começa a ocorrer, e

 praticamente todos têm dúvidas quanto à sua amplitude, seus efei­tos e suas consequências na indústria de comunicação (editoras, gráficas, dis­tri­bui­do­ras, livra­rias). Sua importância pode ser ava­lia­da pelo número de artigos que estão sendo dedicados a esse tema e pela atenção que todos os interessados estão tendo em acompanhar passo a passo o desenvolvimento e a evolução do assunto.
A Inovação está presente em todo canto no seu dia-a-dia. Seja nas formas de pesquisa, sejam nas musicas que voce ouve ou ate mesmo no seu trajeto diário.
Um Exemplo de tecnologia disruptiva são os robôs de inteligencia artificial criados recentemente. Criados para facilitar as pesquisas e a forma de vida do ser humano. O fato é que as tec­no­lo­gias disruptivas estão aí e não dá para fingir que elas não existem, pois o risco de elas afetarem profundamente vá­rios ramos de negócio não é pequeno. Mas, dian­te disso, o que o empresário pode e deve fazer com relação às tec­no­lo­gias disruptivas?
Em pri­mei­ro lugar, manter-​­se informado é de vital importancia, pois o volume de informações que surge a todo momento é espantoso. É necessário se informar de tudo, ler vá­rias opi­niões sobre o mesmo tema e tentar, dentro do possível, fazer uma análise crítica para chegar a uma visão própria sobre o assunto, lembrando que, principalmente no que tange às ten­dên­cias, mui­to do que se fala podem ser estimativas, visões ou opi­niões que talvez não estejam apoia­das em fatos concretos.
Em segundo lugar, pensar sempre estrategicamente, porém sem dei­xar de in­cluir uma análise de risco para as decisões de longo prazo. O plano B passa a ser cada vez mais importante (e por que não pensar nos planos C, D etc?), pois não se pode ­apoiar toda a estratégia da empresa em apenas uma alternativa de futuro. Não se pode, também, só pensar no curto prazo, porque provavelmente algumas ações ne­ces­sá­rias para o futuro dei­xa­rão de ser tomadas.
Também não é menos importante se preo­cu­par em manter uma equipe tecnicamente atua­li­za­da e pronta para rea­gir, ou melhor, antever as novas tec­no­lo­gias, adaptando-​­se rapidamente a elas e tirando delas o pro­vei­to que o seu negócio pode obter da forma mais rápida possível. É fato que as novas tec­no­lo­gias aparecem mui­to rápido e também desaparecem na mesma velocidade. Quem perde o trem da história corre o risco de não apro­vei­tar os be­ne­fí­cios que as novas tec­no­lo­gias podem trazer para os ne­gó­cios.
Para con­cluir, é imprescindível que o empresário esteja preparado e goste de mudanças.
O perfil extremamente conservador tende a perder espaço no mundo das Inovações. O ou­sa­do cons­cien­te deve ser o perfil mais adequado para o am­bien­te que se aproxima. O futuro está aí e é incerto. Podemos temê-​­lo ou nos preparar para enfrentá-​­lo. Esta será a escolha de cada um.




Joaquim oliveira - o Criador de Ideias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Criatividade e Inovação nas Vendas Você já ouviu falar do Computer Vision – Compra automática por computação visual?  A Amazon Go em Seattle aderiu um sistema que rastreia o cliente e seu produto dentro da loja. Assim que você entra, basta escanear o código usando seu celular e automaticamente eles se conectam com você, podendo então rastrear e anotar sua compra. O que você colocar na sacola vai somando para o calculo final, se o produto é devolvido para a prateleira o mesmo  é retirado da lista. Não é como o self checkout (o modelo de caixa onde o próprio consumidor registra e paga os produtos comprados) você não registra a compra, o rastreamento é feito através de câmeras de reconhecimento facial e câmeras nas prateleiras para reconhecer o produto, não é preciso dinheiro e nem cartão de credito e seu único trabalho é pegar o produto e colocar na sacola. Basta estar vinculado com uma conta da Amazon e assim que você passa pelos sensores do balcão de saída, a fatura é gera

O Impacto da Copa do Mundo

Nos últimos 12 meses foram 9 meses de alta e três de queda. No resultado de fevereiro chama atenção o bom desempenho dos bens duráveis, com destaque para o aumento de 49,2% na venda de televisores e computadores. É o efeito da Copa do Mundo alavancando as vendas. A Copa do Mundo começa no próximo dia 14 de junho, e com a aproximação da data, a expectativa dos aficionados por futebol fica cada vez maior. Tanto é que, de acordo com os números da produção industrial do mês de fevereiro no Brasil, a diferença foi sentida até na economia do país. A avaliação, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que a produção dos Bens de Consumo Duráveis teve um aumento de 1,7% em relação ao mês de janeiro. A linha chamada “marrom”, que inclui televisores, aparelhos de som e similares, teve um aumento de 41,1% em relação ao mês de janeiro de 2017. Tudo indica continuidade do crescimento industrial em 2018. Mesmo assim, o setor está longe de recuperar o que perdeu

Como Inovar seu E-commerce e sair na Frente

Você tem seguido as informações sobre o E-commerce? O E-commerce no Brasil nos últimos anos teve um crescimento significativo, com isso a evolução nos alcançou em todos os sentidos.  Desde o comportamento de seus  consumidores até suas exigências de mercado. Seus clientes se tornaram mais exigentes, e se voce não se intera para fazer melhor, eles encontram outro fornecedor que se interou. Com base nisso tornou-se necessário aplicar uma série de boas práticas para que o negocio possa se engajar nas novas métricas de mercado e inovação. O Primeiro passo para criar um e-commerce de sucesso é entender que os clientes estão se afastando do "comprar por comprar" cada vez mais. Procurando pelas melhores ofertas. Quando pensamos nesse cenário devemos parar para pensar sobre a necessidade de proporcionar boas experiencias e  propostas. Para ter um e-commerce de sucesso deve-se prezar por um atendimento excelente. O Segundo passo envolve a experiencia do usuário, é preciso focar