Pular para o conteúdo principal

Para ser criativo nas vendas



A criatividade é uma das habilidades essenciais dos vendedores bem-sucedidos, afinal, atrair um cliente em um mercado tão concorrido exige uma abordagem diferenciada. Para que você seja criativo durante esses momentos, precisa muito mais do que somente ter lábia e jogo de cintura. Antes de tudo, deve conhecer quais são as reais necessidades de seus clientes para perceber as oportunidades adequadas de oferecê-los aquilo que eles efetivamente precisam.

Apesar de parecer meio óbvio, desenvolver essa habilidade nem sempre é fácil assim. Algumas pessoas chegam a tomar o conselho “seja criativo” como “invente diversas possibilidades de utilidades para determinado produto e serviço”. Na verdade, essa competência está mais relacionada à efetividade de comunicação estabelecida com o cliente do que com o próprio poder de convencimento. Um vendedor criativo, nessa perspectiva, seria aquele que rapidamente identifica o estilo do cliente e consegue prender sua atenção, ao mesmo tempo em que capta aquilo que ele deseja para oferecer as repostas adequadas. A criatividade empregada nas vendas está mais ligada à flexibilidade e visão de oportunidades do que aquela praticada no marketing, por exemplo. O vendedor precisa demonstrar conhecimento e um feeling para dar as respostas que o cliente quer ouvir em um espaço muito curto de tempo. Dessa forma, ele pode se sentir confiante com sua escolha e somente quando você alcançar essa fase é que terá feito efetivamente a diferença.

Pense diferente

Para que você seja criativo no mundo das vendas é necessário abandonar formas antigas de obter soluções para dar espaço a novas técnicas que viabilizem resultados melhores. Comece a enxergar além do óbvio e certamente boas ideias de abordagem surgir. Mesmo que inicialmente as estratégias que você acabou de criar pareçam absurdas, é necessário colocá-las em prática imediatamente e inovar até conseguir a técnica mais adequada não somente de conquistar o cliente, mas de conhecer as suas necessidades de forma mais aprofundada.

Desafie as regras estabelecidas

Se você quiser fazer diferente dos seus concorrentes, é necessário desafiar, quando possível, as regras de vendas estabelecidas. Analise mais as situações ao seu redor e pergunte-se constantemente se o cliente não ficaria mais satisfeito se você evitasse seguir aquela mesma receita que ele está acostumado e que não o surpreende mais.

Exercite a sua criatividade

Uma forma de fugir de ações e pensamentos convencionais é trabalhando a sua criatividade. Faça exercícios que não costuma praticar, permita-se devanear e mentalize situações diversas para propor soluções diversificadas a cada caso. Essas brincadeiras o ajudarão a elaborar diversas estratégias, permitindo que você seja criativo ao extremo quando vender.

Anote suas ideias

É muito comum termos ideias sobre nossas atividades profissionais quando já saímos do escritório. Isso acontece porque depois do expediente, costumamos refletir sobre a nossa jornada de trabalho naquele dia. Esses momentos também devem ser utilizados para você pensar formas de inovar e exercitar sua criatividade. Para não correr o risco de elaborar alguma estratégia fantástica e esquecer-se momentos depois, o recomendado é tomar notas de todas e colocá-las em prática assim que puder.
Junto ao conhecimento sobre o seu produto e serviço e do mercado em que você atua, praticar criatividade nas vendas o levará a fechar mais negócios. Além do consequente aumento do faturamento de sua empresa, a técnica também ajuda a ter uma cartela de cliente mais satisfeitos, já que são oferecidas soluções mais assertivas. Isso contribuirá para construir sua boa imagem no mercado e aumentar a quantidade de recomendações.



Criador de Ideias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Criatividade e Inovação nas Vendas Você já ouviu falar do Computer Vision – Compra automática por computação visual?  A Amazon Go em Seattle aderiu um sistema que rastreia o cliente e seu produto dentro da loja. Assim que você entra, basta escanear o código usando seu celular e automaticamente eles se conectam com você, podendo então rastrear e anotar sua compra. O que você colocar na sacola vai somando para o calculo final, se o produto é devolvido para a prateleira o mesmo  é retirado da lista. Não é como o self checkout (o modelo de caixa onde o próprio consumidor registra e paga os produtos comprados) você não registra a compra, o rastreamento é feito através de câmeras de reconhecimento facial e câmeras nas prateleiras para reconhecer o produto, não é preciso dinheiro e nem cartão de credito e seu único trabalho é pegar o produto e colocar na sacola. Basta estar vinculado com uma conta da Amazon e assim que você passa pelos sensores do balcão de saída, a fatura é gera

O Impacto da Copa do Mundo

Nos últimos 12 meses foram 9 meses de alta e três de queda. No resultado de fevereiro chama atenção o bom desempenho dos bens duráveis, com destaque para o aumento de 49,2% na venda de televisores e computadores. É o efeito da Copa do Mundo alavancando as vendas. A Copa do Mundo começa no próximo dia 14 de junho, e com a aproximação da data, a expectativa dos aficionados por futebol fica cada vez maior. Tanto é que, de acordo com os números da produção industrial do mês de fevereiro no Brasil, a diferença foi sentida até na economia do país. A avaliação, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que a produção dos Bens de Consumo Duráveis teve um aumento de 1,7% em relação ao mês de janeiro. A linha chamada “marrom”, que inclui televisores, aparelhos de som e similares, teve um aumento de 41,1% em relação ao mês de janeiro de 2017. Tudo indica continuidade do crescimento industrial em 2018. Mesmo assim, o setor está longe de recuperar o que perdeu

Como Inovar seu E-commerce e sair na Frente

Você tem seguido as informações sobre o E-commerce? O E-commerce no Brasil nos últimos anos teve um crescimento significativo, com isso a evolução nos alcançou em todos os sentidos.  Desde o comportamento de seus  consumidores até suas exigências de mercado. Seus clientes se tornaram mais exigentes, e se voce não se intera para fazer melhor, eles encontram outro fornecedor que se interou. Com base nisso tornou-se necessário aplicar uma série de boas práticas para que o negocio possa se engajar nas novas métricas de mercado e inovação. O Primeiro passo para criar um e-commerce de sucesso é entender que os clientes estão se afastando do "comprar por comprar" cada vez mais. Procurando pelas melhores ofertas. Quando pensamos nesse cenário devemos parar para pensar sobre a necessidade de proporcionar boas experiencias e  propostas. Para ter um e-commerce de sucesso deve-se prezar por um atendimento excelente. O Segundo passo envolve a experiencia do usuário, é preciso focar